Bom, pra quem não sabe, edito 2 fanzines: o FUNzine e o BatomZine.
O FUNzine fala mais de música, cultura, dicas de shows, bandas, entrevistas, resenhas, textos etc. Partilha de uma visão mais underground, onde todos que quiserem podem participar. Ele é distribuído em São Paulo (capital), que é onde eu vivo, mas outras pessoas de outros estados e países participam também, por isso resolvi digitalizar as edições para essas pessoas também terem acesso.
A idéia do FUNzine surgiu em 2005, eu estava desempregada e curtia muito ler os fanzines que achava na galeria do rock. Resolvi fazer um com o que eu gostaria de ver. Dizer o que penso e compartilhar isso com mais pessoas que também gostam das mesmas coisas que eu. Na época eu li o livro da editora Brasiliense, "O que é fanzine?", e me interessei muito em fazer um. No modelo antigo mesmo, xerocão, preto e branco, na metade de um A4 (pra economizar na xerox), e que seja entregue mesmo nos lugares. Nem todos tem internet, ainda mais punks (rs). Na época já existiam muitos fanzines online. De todos os tipos, até uns que vendiam coisas no site e tudo mais. Bem produzidos, profissionais mesmo. Mas essa não era (e não é) minha intenção. É tosco? Pode até ser, mas pra mim a idéia é essa. Sem glamour mas com informação. Faço porque gosto, eu banco todo o zine, eu distribuo com ajuda de amigos, eu edito, pessoas próximas e nem tão próximas me enviam material, é assim: faça você mesmo. E quem gostar e quiser distribuir no seu bairro, cidade, estado etc. tem todo o direito de xerocar e distribuir. A periodicidade dele é indefinível, fiquei 1 ano sem fazer nenhum porque como estava terminando a faculdade, trabalhando etc. não tinha tempo nem de C****. Mas em breve sairá o número 05.
Agora vamos falar do BatomZine.
O BatomZine sugiu em 2006, de uma idéia junto com a minha amigona Áurea. Trata-se de praticamente os mesmos assuntos que o FUNzine (música, cultura, textos,etc.) massssssss com 1 diferença: da visão feminina. Não é nada de feminista, sapatão nem nada, é apenas um zine feito por mulheres, para mulheres e PRINCIPALMENTE homens lerem. Tem crônicas sobre relacionamentos, dicas de bandas, letra de música, críticas e etc.Um aviso logo na primeira página já diz tudo: "Atenção: Este fanzine contém opiniões radicais, diversificadas, polêmicas e que não prometem agradar a todos. Mas foda-se não estamos aqui para agradar a ninguém mesmo, estamos apenas nos expressando livremente sem censuras."
Esse zine só tem 1 edição ainda, mas muitas pessoas gostaram dele e redistribuíram. Nesse zine não tem agenda de shows pois ele também não tem periodicidade. O esquema de distribuição e xerox é o mesmo que o FUNzine, a única diferença é que esse zine é xerocado em folha de sulfite salmão, é na horizontal e a Áurea me ajuda a bancar (rs).
É isso, estou digitalizando todos eles e em breve colocarei os links para todos terem acesso. Se quiserem participar, os emails a seguir:
FUNzine
funzine@ig.com.br
BatomZine
batomzine@ig.com.br
E faça o seu fanzine também!
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário